A ArteSol elabora projetos e ações para salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição enquanto patrimônio cultural brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades. Acompanhe aqui um pouco do universo dessa ONG apoiada pela Iguatemi.
artsol-destaqueevento

Conheça a ArteSol

artsol-destaqueevento
artsol-destaqueevento

A ArteSol/Artesanato Solidário é uma ONG fundada em 1998 pela antropóloga Dra. Ruth Cardoso. Tendo como principal objetivo a diminuição da pobreza, sua primeira ação foi o desenvolvimento de um projeto piloto de geração de renda que resgatou técnicas artesanais tradicionais ameaçadas de desaparecimento, transformando-as em oportunidades reais de trabalho em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano. 
 
O projeto criou uma metodologia própria para a capacitação de artesãos e a organização dos mesmos em associações. Hoje, são 135 projetos desenvolvidos em 17 Estados brasileiros, envolvendo cerca de 5 mil artesãos e beneficiando indiretamente mais de 25 mil pessoas. 
 
O trabalho realizado pela Artesol é voltado para salvaguardar e disseminar o artesanato de tradição brasileiro como um patrimônio cultural. Ainda com a intenção de divulgar, valorizar e manter a atividade artesanal em constante processo criativo, a ONG difunde conhecimentos relacionados ao tema e aos grupos de artesãos espalhados pelo Brasil. Além disso, atua como facilitadora e mediadora do contato direto entre consumidores e artesãos, fortalecendo o comércio justo e a autonomia dos produtores.
 
A Artesol possibilita o desenvolvimento social e técnico de artesãos e associações, por meio de projetos financiados por empresas em seus programas de responsabilidade social. 
 
Desde 2010, a ONG é creditada pela UNESCO, o que lhe exige uma atuação de excelência. 
 

Voltar para Arte e Cultura >