ABAIXO, SELECIONE UMA CATEGORIA DE EVENTOS

CALENDÁRIO DE EVENTOS

PP Satelite

O Pequeno Príncipe

20/03/2014 às 18h a 11/05/2014
PP Satelite
PP Satelite

"O Pequeno Príncipe" ganha exposição interativa no Iguatemi Esplanada
Exposição faz parte das comemorações dos 70 anos do livro

"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.” Quem não traz na memória as frases do livro “O Pequeno Príncipe”, clássico francês que encanta crianças e adultos de todo o mundo? Agora, os apaixonados por este aventureiro terão a oportunidade de fazer uma viagem por seu mundo visitando a exposição “O Pequeno Príncipe” no Shopping Iguatemi Esplanada, que está aberta ao público de 20 de março a 11 de maio nas Praças de Eventos das Alas Norte e Sul. A entrada é gratuita.

Traduzido para mais de 200 línguas, o “Pequeno Príncipe” completou ano passado 70 anos. A Succéssion Antoine de Saint-Exupéry, sediada em Paris, que administra o legado do escritor preparou uma série de eventos para comemorar a data. O Iguatemi Esplanada entrou na programação internacional com esta exposição. “A história do Pequeno Príncipe faz parte da história e do imaginário de adultos e crianças e suas mensagens são atuais mesmo depois de 70 anos de seu lançamento. Esta exposição fará com que os visitantes se sintam dentro da história, participem e vivenciem as emoções dos personagens”, explica a gerente de Marketing do Iguatemi Esplanada, Carolina Bonafé.

O Shopping Iguatemi Esplanada proporciona aos visitantes a oportunidade de descobrir os mistérios dessa história cheia de verdades universais. A cenografia da exposição é uma atração à parte, pois embala de maneira mágica e divertida os diversos itens expostos e proporciona aos visitantes sensações inesperadas. A exposição está dividida em suas partes, uma na Praça de Eventos da Ala Norte, que fala sobre o Céu, e a outra Praça de Eventos da Ala Sul, que fala sobre elemento da Terra.

“Toda pessoa grande foi criança um dia”

Na Praça de Eventos da Ala Norte, uma réplica gigante da capa do livro marca a entrada da exposição, onde o visitante segue para o espaço “Viagem com os Pássaros”, uma maravilhosa e inusitada experiência interativa, em que viajaremos da mesma forma utilizada pelo Pequeno Príncipe: com os pássaros, nossos sonhos e nossa emoção.

“As estrelas são tão iluminadas..Não será para que cada um possa, um dia, encontrar a sua?” A exposição segue rumo ao asteróide do Pequeno Príncipe. Dentro dele, os visitantes se acomodam para viver uma grande viagem: a história numa animação inédita no Brasil com duração de 20 minutos.

“O planeta de onde vinha o príncipe era o asteroide B612.” Ao chegar ao asteroide B612, as crianças podem se divertir no planeta do Pequeno Príncipe escalando e escorregando no espaço.
 
“Só as crianças sabem o que procuram”. Em um espaço todo fofo, com elefantes dentro de jibóias, os pequeninos inventam suas brincadeiras.

Oficina do Caderno Jandaia

A exposição traz a oficina do Caderno Jandaia. Na Oficina, as crianças constroem e customizam um caderno de verdade com papeis reciclados e levam esta lembrança da exposição para casa.

Num espaço exclusivo, os visitantes podem conhecer os segredos da fábula através de imagens inéditas que os levam a conhecer os intensos e surpreendentes 44 anos de vida de Saint-Exupéry.

Oficina de Dobraduras Festcolor

“As pessoas grandes são muito esquisitas.” Na Oficina de Dobraduras Festcolor as crianças criam um boneco Toy Art do Pequeno Príncipe, utilizando técnicas de dobradura.

“Para os que viajam, as estrelas são guias.” Fechando esta primeira parte da exposição, os visitantes irão viajar pelos planetas suspensos e ajudar o príncipe a encontrar o mais belo planeta para a continuação de sua viagem.

“Era uma vez um pequeno príncipe que tinha necessidade de um amigo... ”

A exposição segue em nova abordagem na Ala Sul e na entrada o Pequeno Príncipe e a Raposa revelam a história do Piloto-Poeta: a infância, a frustração, os encontros, os acidentes, a solidão e a descoberta do amor, fontes de inspiração para uma história de superação. No espaço, as crianças ganham o Passaporte Interativo para participar das aventuras do piloto-poeta, que passou pela Patagônia, Deserto do Saara, França e Brasil.

“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante.” Indo mais fundo na exposição, os visitantes encontram o jardim das mil rosas e podem fotografar-se em frente à Torre Eiffel, na cidade onde viveu o multifacetado Saint-Exupéry, autor da história.

Livro Gigante - “Certa vez, quando eu tinha seis anos...”

Os visitantes seguem então até encontrar um gigantesco livro da primeira página de “O Pequeno Príncipe”, e sua experiência com a jiboia devoradora de feras. Aqui, outra pausa para uma foto.

A Caixa do Carneiro - “Por favor, desenha-me um carneiro?”

Dentro da imensa caixa do carneiro, os visitantes da exposição desenharão seus carneiros e quem sabe agradarão ao exigente Pequeno Príncipe.

O Grande Labirinto - “O deserto é belo porque esconde um poço em algum lugar”

Chegando ao Grande Labirinto do Deserto, os visitantes devem localizar o poço escondido, encontrar a estrela, e nela escrever: O que as pessoas grandes precisam fazer para tornar o nosso planeta ainda mais bonito?

 “Então, eu me sinto feliz. E todas as estrelas riem docemente.” Na Oficina do Chocolate, as crianças serão verdadeiros Mestres Chocolateiros. Receberão uma barra de “céu de chocolate” para confeitarem e deixá-lo cheio de doces estrelas.

O Saara - “Até o dia, cerca de seis anos atrás, em que tive uma pane no deserto do Saara.”

O avião de Saint-Exupéry afundado nas areias do deserto líbio é reproduzido na mostra. Foi durante essa estadia forçada no deserto que o autor deu vida ao clássico da literatura mundial. Nas areias do Saara, o personagem encontrou uma raposa do deserto que o fascinou, por respeitar a natureza para manter-se viva. E um Pequeno Príncipe, que não era tão pequeno assim...

Em outra página gigante, a exposição traz aos visitantes uma nova revelação, uma surpresa. Neste espaço, outra oportunidade para registrar em foto outro capítulo da história.

Árvore das Estrelas - “Plantada na Terra por suas raízes, plantada nos astros pelos seus ramos, a árvore é o caminho da ligação entre nós e as estrelas.”

Antes de ir embora, os visitantes da exposição podem deixar sua estrela pendurada na árvore das estrelas para formar uma corrente de boas intenções e compromisso com o planeta. “Adeus. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

Os pais e as escolas podem aproveitar a exposição “O Pequeno Príncipe” para atividades educacionais, já que o livro e a vida do autor são fontes para atividades nas áreas de sociabilidade, cultura, meio ambiente, filosofia, geografia, história, aviação, astronomia e literatura. De uma forma interativa e divertida, a Exposição pode ser uma excelente atividade extracurricular.

A criação e organização da exposição são da Luk Marcas de Valor, empresa associada à Sucession Antoine de Saint-Exupéry, criou e organizou esta exposição para oferecer momentos de lazer, contemplação, reflexão e, principalmente, a mensagem de amor ao meio ambiente por meio de valores éticos, ecológicos e sociais contidos na obra.

Exposição O Pequeno Príncipe
Data: de 20 de março a 11 de maio
Local: Praças de Eventos das Alas Norte e Sul
Horário: de domingo a sexta das 13h às 21h e sábado das 10h às 22h.
PARTICIPAÇÃO GRATUITA
Tempo estimado de visitação: 40 minutos / Não é permitido transitar com alimentos ou bebidas.

Eventos de CULTURAanteriores