Domingo É Dia De Teatro
banner-ddt

O Domingo é Dia de Teatro é um projeto que visa proporcionar entretenimento e cultura a toda a família.

A entrada é franca para adultos e crianças e as apresentações são totalmente patrocinadas pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

O projeto conta com o apoio cultural do Iguatemi Florianópolis e a coordenação geral da Marte Inovação Cultural.

 

Confira a Programação de Abril:

 

Dia 01  - Boi de Mamão – Grupo Alivanta Meu Boi

A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi). Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura pela benzedeira, envolvendo todos os personagens, culminando com a ressurreição do boi.  A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização. O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.

Dia 08 - Fabulário Cantado -  Cia. Mafagafos

A Cia Mafagafos, composta por Aline Maciel e Sig Schaitel, apresenta no espetáculo Fabulário Cantado fábulas adaptadas, recriadas e inventadas! Um espetáculo de música, contação de histórias e teatro de animação. Esopo, Fedro, La Fontaine e Lobato se encontram num lugar encantado onde os bichos falam, cantam e contam histórias. Dá pra acreditar?

 As histórias e músicas são narradas e executadas com o uso do violão, pandeiro, escaleta, além de bonecos, objetos e adereços. Em 2015 o espetáculo realizaou uma circulação por mais de 30 cidades de SC pelo projeto Baú de Histórias, do Sesc SC. No mesmo ano, o espetáculo ganhou o Edital "Prêmio Literatura Viva" do SESI SP, sendo apresentado em algumas cidades de São Paulo

 Dia 15 - O Maestro – Circus Fever

Um grande concerto e esperado pelo público, e diante da ausência do maestro o faxineiro do teatro assume seu papel. Neste enredo o ator Leonardo Umpierrez utiliza técnicas de clown, mímica e improvisação num diálogo direto com a plateia.

Circus Fever, criado por Cristina Villar e Leonardo em 2002, formam um dos principais grupos circenses de Florianópolis. O grupo possui três espetáculos em repertório: “Hoje Tem Palhaçada”, existente há 5 anos direcionado ao público infantil. O “Circo Mané” conta com um grande elenco de circenses e músicos que encenam em circo-teatro contando folclore e cultura da Ilha e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.. E “O Maestro”, um espetáculo solo de clown que pode ser apresentado em diversos espaços cênicos. Também possui diversos números que já percorreram festivais em todo Brasil e Uruguai.

 Dia 22  - Histórias de Bruxa – Circo da Goiaba

Histórias de congelar o coração, de fazer arrepiar! Venha ouvir de perto o que as Bruxas Zaratrusta e Peripécia tem pra contar! Todos os anos, no dia das Bruxas, o Baú Secreto é aberto e são reveladas histórias mágicas de seres misteriosos, assustadores e às vezes, atrapalhados. Se você tem coragem e quer conhecer as histórias dessas criaturas de perto, este é o dia perfeito!

Circo da Goiaba é uma companhia artística estabelecida em Florianópolis/SC que atua com espetáculos de teatro, palhaçaria, teatro de animação e mágica, se apresentando em festivais, escolas, festas, empresas e eventos. Atualmente possui em seu repertório os espetáculos Circo da Goiaba Show, A Aventura do Pirata Barba Suja e O Palhaço Preso no Nariz, Um é Pouco Dois é D+! e Histórias de Bruxa.

Dia 29 - No Meu Quintal Tem Um Mar De Brincar – Grupo Roda Viva (com tradução em LIBRAS e Audiodescrição)

No Meu Quintal tem Um Mar De Brincar é um passeio por diferentes lugares ocupados pelo brincar. Traz as brincadeiras soltas do quintal de casa, as ritualisticas afro brasileiras e as cantigas de trabalho. É contando histórias, dançando e palhaceando que muitas surpresas serão reveladas. Tudo embalado pelos ritmos da cultura popular brasileira.

Formado no ano de 2008, o Grupo Cultural Roda Viva realiza espetáculos cênico musicais a partir de pesquisas sobre ritmos e brincadeiras da cultura popular brasileira. Apresenta-se com frequência em escolas da rede pública e privada, além de já ter recebido prêmio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis e participado da Maratona Cultura de Florianópolis. O grupo também circulou o estado de SC através do projeto Ciranda SESC com espetáculos e capacitação de multiplicadores de cultura- brinquedos cantados e brincadeiras populares. É formado por Camila Mafra, Marcella Faria e Tainá Silva, brincantes, batuqueiras, atrizes, palhaças, bonequeiras, produtoras e diretoras.

 

Espetáculo acessível do mês de abril

São disponíveis neste espetáculo os recursos simultâneos de Libras - Língua Brasileira de Sinais e  Audiodescrição via Rádio FM.

Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites da sala. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

 

 

Quando

Todos os Domingos de Abril

Que horas:

Às 11:30 horas

Onde

Cinesystem - Shopping Iguatemi