A Empresa

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. (Iguatemi) é uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais.

A Iguatemi detém participação em 17 shopping centers, 1 Premium Outlet e 4 torres comerciais que totalizam 746 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente a 455 mil m². A Companhia participa da administração de 16 dos seus 17 shoppings centers, do seu Premium Outlet e das suas quatro torres comerciais. Adicionalmente, a Iguatemi possui 2 greenfields de Premium Outlets.

As ações da Iguatemi estão listadas no Novo Mercado da Bovespa.

 

MARCA

O que determina o valor de uma marca?

Iguatemi é um nome indígena que significa “rio de mato grosso ou rio verde escuro”.

Ele serve para descrever e apontar um determinado lugar.

Não deixa de ser curioso que esse nome tão antigo, anterior à descoberta do Brasil, seja hoje sinônimo de pioneirismo, inovação e modernidade.

Iguatemi tornou-se uma marca reconhecida em todo o país como símbolo de solidez e dinamismo, de qualidade e consistência nos negócios, de serviços diferenciados e gestão eficiente, de sofisticação e de parcerias, nacionais e internacionais, muito bem sucedidas, especialmente no mundo da moda.

Pioneira ao lançar o primeiro shopping center do país, não abriu mão do seu pioneirismo e continuou inovando permanentemente nos mais variados aspectos do seu negócio. Basta relembrar alguns fatos para se ter a prova absoluta dessa afirmação.

- lançou o conceito de praça de alimentação

- lançou o concierge e serviços inéditos como o personnal shopper

- lançou os primeiros shoppings sustentáveis do país, adotando práticas de consumo racional de energia e de outros recursos naturais

- foi a primeira a abrir seu capital e a primeira do setor a ser listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores, cumprindo normas rígidas de governança corporativa

- foi pioneira no serviço de valet parking

- lançou o primeiro prêmio de moda no país

- foi pioneira ao incorporar a seus novos projetos o conceito dos “green buildings”

- é reconhecidamente formadora de tendências na moda, mas também no setor de gestão de shoppings

- oferece uma academia de capacitação de profissionais, a Academia IESC, com benefícios exclusivos para seus colaboradores

- desenvolve projetos sociais junto a diversas comunidades carentes

- investe na cultura, promovendo e patrocinando eventos de fotografia, design, tecnologia, música, artes plásticas, entre outras tantas, além de pesquisas de comportamento

- é parceira da São Paulo Fashion Week e do portal de moda WGSN

Esta lista não acaba aqui, outras iniciativas igualmente inovadoras e relevantes estão diariamente sendo planejadas e implantadas na Iguatemi, uma marca em constante expansão e renovação.

Novos empreendimentos se encontram em diferentes fases de desenvolvimento, outros projetos em gestação. A liderança que conquistamos, para ser mantida, pressupõe que tenhamos em vista sempre novos desafios, novas metas de excelência a serem atingidas e superadas.

É essa mentalidade de vanguarda que dá a justa medida do valor de nossa marca.

 

HISTÓRICO

A Iguatemi (anteriormente denominada La Fonte Empresa de Shopping Centers S.A.) foi constituída em 23 de maio de 1979 como uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada, tendo sido transformada em sociedade por ações em 11 de agosto de 1983. A Iguatemi é a empresa do Grupo Jereissati voltada para o segmento de shopping centers no Brasil, exercendo participação em empreendimentos que geram mais de 3.500 empregos diretos e mais de 25.000 empregos indiretos.

 

A Companhia, fundada por Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, iniciou suas atividades no ramo de shopping centers com a aquisição, em 1979, de todos os ativos da Construtora Alfredo Matias S.A., que incluíam uma participação no Iguatemi São Paulo. O Iguatemi São Paulo foi o primeiro empreendimento desse tipo construído no Brasil, no ano de 1966, conforme citado no site da Associação Brasileira de Shopping Centers (“ABRASCE”) (http://www.portaldoshopping.com.br/sobreosetor.asp). Atualmente, a Iguatemi detém uma participação efetiva de 57,75% no empreendimento.

Em maio de 1980, como parte de sua estratégia de crescimento, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Campinas, no qual é, atualmente, titular de 70,0% do empreendimento.

 

Em abril de 1983, a Companhia inaugurou o primeiro empreendimento na região Sul do Brasil, o Iguatemi Porto Alegre, no qual detém atualmente 36,0% e, em outubro de 1991, inaugurou o Praia de Belas, outro importante shopping center na região Sul do Brasil, no qual a Iguatemi possui 37,55% de participação.

 

Buscando consolidar sua estratégia em atender ao público de maior poder aquisitivo, inaugurou, em setembro de 1995, mais um shopping center na cidade de São Paulo, o Market Place, sendo este seu segundo shopping center na cidade de São Paulo e seu primeiro empreendimento imobiliário de uso misto, shopping com torres comerciais. A Iguatemi detém hoje uma participação de 100% no Market Place.

 

Em setembro de 1996, visando ingressar no mercado de consumo do Rio de Janeiro, a Companhia inaugurou o Iguatemi Rio. Ainda em 1996, inaugurou o Iguatemi Caxias do Sul, seu terceiro empreendimento na região Sul do Brasil. A Iguatemi detém atualmente uma participação pós-venda de 3,0% no Iguatemi Rio e uma participação de 8,4% no Iguatemi Caxias do Sul.

 

No ano de 1997, concluiu a construção de mais um empreendimento, o Iguatemi São Carlos, seu segundo shopping center no interior do Estado de São Paulo.

 

Em fevereiro de 2007, a Companhia abriu seu capital, captando aproximadamente R$ 550 milhões e tornando-se, portanto, a primeira companhia de shopping centers a ser listada na BM&FBovespa.

 

Em abril de 2007, foi inaugurado o Iguatemi Florianópolis, no qual a Companhia possui 30,0% de participação, consolidando definitivamente sua presença na região Sul do país (a Iguatemi comprou 20,0% das quotas do empreendimento que viria a ser o Iguatemi Florianópolis enquanto o shopping ainda estava em construção e 10,0% adicionais foram adquiridos após a inauguração do shopping).

 

A Companhia concluiu, em 27 de junho de 2007, a emissão de debêntures quirografárias, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 16 de maio de 2007. As debêntures representaram a 1ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 200 milhões, com a emissão de 20.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil cada, em série única, com prazo de 7 anos com vencimento no dia 1 de junho de 2014.

 

Em 2007, a Companhia também adquiriu dois novos empreendimentos, o Shopping Center Galleria no qual a Companhia possui participação de 50%, na cidade de Campinas, e o Esplanada Shopping Center, na cidade de Sorocaba, no qual a Companhia possui 38%, consolidando assim a sua presença no interior de São Paulo.

 

Em 2007, a Companhia também realizou três aumentos de participação nos seus shoppings existentes. Aumentou a sua participação em 33% no Iguatemi Rio (atingindo 60,7%), em 3,78% no Iguatemi Porto Alegre (atingindo 36%), e em 11% no Iguatemi São Paulo (atingindo 50,5%, totalizando os atuais 57,75%).

 

Em 2008, a Companhia aumentou a sua participação no complexo do Market Place em 68% (atingindo 100%) e comprando 100% das duas torres comerciais que estão acopladas ao shopping.

 

Em 25 de novembro de 2009, a Companhia sofreu uma alteração em seu controle acionário após realizar uma oferta pública de distribuição de ações 100% primária (follow-on), na qual captou aproximadamente R$ 410 milhões. Antes da oferta, o controlador detinha 54,46% do total de ações da Companhia e, após a oferta, passou a deter 53,91%.

 

No final de março de 2010, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Brasília. O Iguatemi Brasília onde a companhia detém 64% de participação, é o primeiro shopping center da Companhia na região e primeiro shopping center a carregar marcas internacionais fora do eixo Rio-São Paulo.

 

A Companhia concluiu, em 01 de março de 2011, a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 01 de fevereiro de 2011. As debêntures representaram a 2ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 330 milhões, com a emissão de 33.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil cada, em série única, com prazo de 5 anos com vencimento no dia 1 de março de 2016.

 

Em abril de 2011, foi inaugurado o Iguatemi Alphaville. A Iguatemi possui 78% do empreendimento e é a administradora do shopping.

 

A Companhia concluiu, em 01 de fevereiro de 2012, a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 4 de janeiro de 2012. As debêntures representaram a 3ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$300 milhões, com a emissão de 30.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil reais cada, em série única, com prazo de 6 anos com vencimento no dia 1º de fevereiro de 2018, com taxa de CDI + 1,00% a.a.

 

Em 14 de maio de 2012, a Companhia alienou a fração ideal de 65,0% da participação imobiliária detida, por meio de sua controlada CSC41 Participações Ltda., no Iguatemi Rio, pelo valor de R$ 196,8 milhões.

 

Em junho de 2012 foi inaugurado o JK Iguatemi. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping.

Em setembro de 2012 foi inaugurada a expansão do Shopping Center Galleria. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping.

 

Em dezembro de 2012, adquirimos 5% do Shopping Center Iguatemi São Carlos, elevando nossa participação neste shopping para 50%.

 

A Companhia concluiu, em 15 de fevereiro de 2013, a emissão de debêntures simples, em duas séries, nominativas e escriturais, não conversíveis em ações, da espécie quirografária. As debêntures representaram a 4ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 450 milhões, com a emissão de 40.000 debêntures na primeira série e 5.000 debêntures na segunda série nominativa ao valor nominal de R$10 mil cada, com prazo de vencimento em 15 de fevereiro de 2020 e em 15 de fevereiro de 2021, da primeira e da segunda série, respectivamente.

 

Em 2 de julho de 2013, a Companhia concluiu a oferta pública de distribuição primária de ações (follow-on) no valor de R$ 425.364.100,00.

 

Em 24 de setembro de 2013 inauguramos o Platinum Outlet localizado em Novo Hamburgo no estado do Rio Grande do Sul com 20.087 m² de ABL.

 

Em 30 de Setembro de 2013 inauguramos o Iguatemi Ribeirão preto no interior do estado de São Paulo, com 44.100 m² de ABL.

 

A companhia concluiu no dia 13 de novembro a aquisição dos 50% restantes do Shopping Center Galleria, agora a companhia passa a deter 100% deste shopping.

 

Em 17 de novembro de 2013, inauguramos a expansão do shopping Praia de Belas adicionando ao todo mais de 17 mil m² de ABL ao Shopping.

 

Em 18 de novembro de 2013 a companhia inaugurou o Iguatemi Esplanada, também no interior do estado de São Paulo com 39.550 m² de ABL.

 

No dia 11 de abril de 2014 compramos 14% do Shopping JK Iguatemi, elevando nossa participação para 64%.

 

Em 26 de abril de 2014, inauguramos o Iguatemi São José do Rio Preto no interior do estado de São Paulo com 42.125 m² de ABL.

 

Em 2015, aconteceu a inauguração da expansão do Iguatemi Campinas no dia 30 de abril, totalizando uma ABL de 106 mil m².

 

Atualmente, possuímos três novos empreendimentos em desenvolvimento nas cidades de Nova Lima (projeto de outlet premium), Tijucas (projeto de outlet Premium) e São José dos Pinhais (projeto outlet premium).

 

Adicionalmente, a Iguatemi está expandindo o shopping Iguatemi Porto Alegre e construindo uma torre comercial, também no Iguatemi Porto Alegre.

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO

Criar experiências únicas e memoráveis de consumo e de lazer.

 

VISÃO

Sermos reconhecidos no mundo por ter os melhores e mais admirados shoppings e empreendimentos nos mercados em que atuamos. 

 

VALORES

8 valores Iguatemi:

- Sonhamos com o impossível e chegamos lá.

- UAU! Excelência, qualidade nos detalhes e encantamento

- Gostamos de desafio e nos superamos constantemente

- Pensamos como dono, arregaçamos a manga e suamos a camisa

- Conhecemos o nosso negócio

- Sabemos onde queremos chegar, planejamos e alcançamos os nossos objetivos

- Temos paixão pelo que fazemos

- Somos obstinados por resultados.

 

SOBRE O GRUPO

Holding

A Jereissati Participações S.A é uma empresa holding, cujas principais receitas advêm da prestação de serviços, da distribuição de dividendos e da equivalência patrimonial de seus investimentos.

Além de controlar a Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A, possuindo 51,4% de suas ações, a Jereissati Participações controla a Jereissati Telecom S.A., empresa que reúne os investimentos do Grupo Jereissati no setor de contact center.

A Jereissati Participações S.A., por intermédio de suas holdings, faz parte do grupo de controle da Contax Participações, a maior empresa de contact center e BPO (Business Process Outsourcing) do Brasil, via CTX Participações S.A..

 

Contax Participações S.A.

O Grupo Contax é um dos quatro maiores grupos globais, especializado, de forma abrangente, na gestão do relacionamento com o consumidor. Com uma atuação consultiva e personalizada, o Grupo Contax dispõe de diferentes canais de relacionamento voltados a atender, entender e satisfazer o consumidor final dos clientes que contratam os seus serviços. Atualmente, a maior parte de sua atividade está concentrada nos segmentos de Atendimento e e-Care, CRM Services, Recuperação de Crédito, Back-office, Serviços de Tecnologia e Trade Marketing. Nossa estratégia de negócios busca o desenvolvimento das relações de longo prazo com seus clientes, grandes empresas de diversos setores que utilizam seus serviços, como telecomunicações, financeiro, transportes aéreos, utilities, serviços, governo, saúde, varejo, entre outros. Em setembro de 2014, o Grupo Contax detinha operações físicas no Brasil, na Colômbia, na Argentina e no Peru, com prestação de serviços offshore para Chile, Equador, Panamá, EUA, Canadá e Espanha, tendo em seus quadros um total de 105 mil colaboradores.