SEXTA JAZZ
banner-sexta-jazz

Um dos principais jazzistas contemporâneos, o trompetista Roy Hargrove escolheu como missão espalhar a mensagem do jazz

Roy Hargrove, um trompetista incisivo que incorporou a promessa mais brilhante de sua geração de jazz, tanto como um jovem representante da tradição bebop, quanto como uma ponte experiente para hip-hop e R & B, morreu em novembro passado em Nova York aos 49 anos. Ele ganhou notoriedade mundial depois de ganhar dois prêmios Grammy por diferentes tipos de música em 1997 e em 2002.  Músico de grande importância, Hargrove se tornou um dos principais trompetistas da América durante o final dos anos 80 até o presente. Hargrove conheceu o trompete virtuoso Wynton Marsalis em 1987, quando o último músico visitou a escola de Hargrove em Dallas. Impressionado com o som do aluno, Marsalis permitiu que Hargrove se sentasse com sua banda e o ajudou a conseguir trabalho adicional com os principais músicos que se relacionava na época.

Em 1990, o jovem Hargrove (ele tinha apenas 20 anos na época) lançou sua primeira das cinco gravações para Novus. Ele freqüentemente excursionou com seu próprio grupo, que por vários anos, incluiu Antonio Hart. Além de Novus, Hargrove também gravou para a Verve e atuou como um sideman com algumas figuras notáveis, incluindo Sonny Rollins, James Clay, Frank Morgan e Jackie McLean, e o ensemble Jazz Futures. Sua lista de álbuns Verve inclui 1995's Family e Parker's Mood. Habana (um álbum vencedor de Grammy de música afro-cubana) e Moment to Moment no final da década. Hargrove também contribuiu para os bem recebidos álbuns de R & B de Erykah Badu e D'Angelo, mas ele também manteve sua veia hard bop com álbuns como Earfood, de 2008. Um ano depois, Hargrove retornou com sua banda de 19 membros em Emergence. Infelizmente, Hargrove morreu em novembro de 2018, na tenra idade de 49 anos. Ele estava em diálise há mais de uma década e morreu de parada cardíaca associada à doença renal.

 

Músicos

Tiê Pereira - Contrabaixo

Mauro Borghezan - Bateria

Fábio Melo - Saxofone

Fábio Carlesso - Guitarra

Bruno Passos - Trompete

 

Sexta Jazz AF - Especial  Roy Hargrove

07 de dezembro, 20h

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis

Entrada Gratuita

 

Acessibilidade

Recurso de  Audiodescrição via Rádio FM disponível.

Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites do evento. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Engie Energia Brasil

Apoio: Iguatemi Florianópolis e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal

 

 

Quando

Dia 7/12

Que horas:

Às 20 horas.

Onde

Piso G3