
Criada na Espanha em 1917 por Cristóbal Balenciaga, a Maison se estabeleceu em Paris e fez história durante o auge da alta-costura, nas décadas de 50 e 60. Seu estilista atual, Demna Gvasalia, cria formas amplas, oversized e até deslocadas, com ombros fora do lugar, um de seus trunfos.
Favorito de Audrey Hepburn, admirado por Christian Dior e Coco Chanel, ele dominava tanto a costura e os volumes, vide a balloon jacket, que até hoje é considerado o ‘arquiteto da moda’, servindo de referência para muita gente.
De volta ao presente: Demna cruzou as fronteiras entre luxo e a rua, tornando a Balenciaga pop e criando hits seguidos de reinterpretações até por outras marcas consideradas autorais.
Um bom exemplo é o Triple S., tênis robusto que ressuscitou os ‘dad shoes’.

Outra criação célebre? O Speed Trainer, tênis-meia que virou obsessão dos jovens. E, claro, os hoodies Balenciaga podem ser considerados os libertadores do uso do moletom fora de casa.


“É sobre o retorno da juventude, onde natureza e juventude coexistem”, disse o estilista à Vogue americana logo após o desfile do inverno 2021, que mantêm as proporções exageradas que o consagraram, com alfaiataria extralarge e bolsas supergrandes puxando a fila virtual da apresentação.
Da geração milênio, nascido em 1981, com antena afiadíssima para o zeitgeist e inteligência de sobra – ele fala 7 idiomas e se formou em economia -, até crocs com plataforma a marca fez virar moda. “Correr riscos é algo que faço desde a minha infância, está no meu DNA”, afirmou ele ao jornal inglês The Guardian. “Na moda atual você precisa disso para sobreviver”. Aos 10 anos, ele viu explodir a guerra civil na sua cidade.
De Grace Kelly a Kanye West
Ou seja, ainda que esteja no Olimpo da moda, numa marca cuja tradição o precede, o estilista faz o que acredita e vai conquistando assim novos ícones de estilo.
“O que tenho de diferente é o pragmatismo. O mundo da moda não é o mundo real e eu não estou interessado em tentar viver em um sonho”.
Balenciaga: os maiores sucessos da marca para começar sua wishlist!
#1 Hourglass: a bolsa de mão com base curvada é sofisticada e cool ao mesmo tempo.
#2 Neo classic city: releitura da bag mais famosa entre as Balenciagas.
#3 Cocoon Swing Shirt: a camisa tem shape mais arredondado e a gola levemente deslocada para trás, típico da Balenciaga, listras clássicas e o amado logo da era Demna Gvasalia.
#4 Hoodie: a peça que é a cara do streetwear de alto luxo.
#5 Triple S: rosa, branco, fluor. Vale a pena considerar um sneaker hit no armário.