
A Vert é um caso de amor à primeira vista e motivos não faltam: 1. Os tênis primam pela sustentabilidade; 2. O design francês é supercool; 3. As matérias-primas brasileiras garantem renda para comunidades de seringueiros da Amazônia e pequenos agricultores no sertão brasileiro.
É do Vale dos Sinos, onde fica a fábrica, que saem sneakers com design clássico e fechamento por velcro ou cadarço.
Com estilos diferentes, mas igualmente friendly, eles vão do visual artsy ao esportivo, do fashion (destaque para a parceria com Rick Owens) ao vintage, com biqueira arredondada (Nova Canvas). Todos parte do projeto criado pelos amigos François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, franceses que durante viagens pelo mundo pesquisando sustentabilidade se encantaram pela Amazônia e seus recursos naturais – o que acabou funcionando como start da Vert.

E não é só da floresta que saem as matérias-primas, caso da borracha proveniente do látex. Em diferentes regiões do País, a marca busca insumos com baixo impacto ambiental e pratica fair trade: o algodão orgânico, plantado sem agrotóxicos, adubos químicos ou transgênicos, por exemplo, sai do sertão nordestino e beneficia 700 famílias de pequenos produtores; e o couro é curtido em processo low-chrome que diminui a poluição nas águas residuais e seu efeito no meio ambiente.
“Decidimos sair do eixo e montar nossa marca procurando fazer os primeiros tênis com impacto positivo para o planeta e as pessoas. Escolhemos o Brasil para isso, pois nos apaixonamos pelo país”, disseram François e Sébastien à revista Vida Simples. Deu certo. Desde 2004, ano de fundação da Vert, foram 3,5 milhões de pares vendidos – and couting. Aguarde: vem novidade por aqui.
