Poço das Artes
Paço das Artes

Escrito em

01 de Março de 2021

O  Paço das Artes agora com nova programação!

Venha conferir, a nova exposição do Paço das Artes: 'Táticas de Desaparecimento', que celebra os 25 anos do edital de arte. “Táticas de Desaparecimento” de Nathalia Lavigne, curadora selecionada para esta edição da Temporada, trata de uma noção de desaparecimento refletindo como tal prática pode ser interpretada como uma atitude estratégica no atual contexto. A mostra apresenta obras de Aleta Valente, Maryam Monalisa Gharavi, Nino Cais, Regina Parra, Sallisa Rosa e Thiago Honório. Em tempos de discursos autoritários e mecanismos de vigilância de tecnologias imperceptíveis cada vez mais presentes, resistir a formas de controle sobre corpos e identidades torna-se, muitas vezes, uma atitude tática necessária. Como se manter invisível para não desaparecer é uma noção que permeia o recorte na produção desses seis artistas.

Muitos dos trabalhos nascem ou se relacionam com o universo das redes ou das imagens técnicas, embora a noção de desaparecimento também seja tratada de uma forma mais ampla. “Há desde uma discussão no campo da tecnologia sobre o desaparecimento dos arquivos, considerando tanto a impermanência dos dispositivos, exemplos de censura em redes sociais ou uma invisibilidade estratégica adotada contra práticas de vigilância, a processos de autorrepresentação como performance, pensando de que forma uma visibilidade constante pode gerar um processo contrário de negatividade e apagamento”, afirma a curadora.

A invisibilidade nas redes sociais é abordada, por exemplo, pela iraniana-americana Maryam Monalisa Gharavi em BIO, obra de net art que deu origem a uma publicação. O trabalho nasce de uma experiência na qual a artista atualizou sua biografia no Twitter diariamente ao longo de um ano ao descobrir que essa era a única parte não-algoritmicamente calculada que armazena dados do usuário.  

 

Horário: Terça a domingo das 12h às 18h.