Escrito em
Iguatemi Esplanada adere ao Blue Day e se engaja em campanha pela conscientização do autismo.
Durante todo o mês de abril, o shopping terá um lounge em parceria com a AMDE, onde clientes poderão vivenciar a experiência de como uma pessoa do espectro autista enxerga o mundo.
Sempre buscando dar visibilidade a causas relevantes, a Iguatemi se engaja pelo sétimo ano consecutivo no Blue Day, campanha mundial realizada em 2 de abril pela conscientização sobre o autismo. Instituída pela ONU, o foco da iniciativa é estimular o debate em torno do tema e trazer para a pauta da sociedade discussões sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce dos sintomas de pessoas com transtorno de espectro autista (TEA).
Além da tradicional fachada azul que será inaugurada no dia 2, durante todo mês de abril o Iguatemi Esplanada, em parceria com a AMDE - Associação Amigos dos Deficientes de Sorocaba, irá promover uma série de ações educativas. A principal delas será um lounge, localizado na Ala Sul - Piso Sorocaba, onde os clientes terão a oportunidade de vivenciar a experiência de como um autista enxerga o mundo. “Por meio de um labirinto com estímulos sensoriais, em um circuito com texturas, cores e cheiros, os visitantes poderão sentir como é a vida de uma pessoa neuroatípica”, reforça Natalia Marchioro, gerente de marketing do empreendimento.
No espaço, os visitantes ainda poderão conversar com especialistas para esclarecer dúvidas sobre o tema e solicitar a emissão da carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, o lounge também será um ponto de coleta de doações para o bazar periodicamente realizado pela AMDE, com renda utilizada para manter a entidade que disponibiliza atendimento terapêutico multidisciplinar para crianças, jovens e adultos com TEA de Sorocaba e adjacências.
Os clientes podem participar da ação visitando o empreendimento e postando uma foto da fachada do shopping com a hashtag #bluedayiguatemi.
Além disso, no dia 2 a Cinépolis trará uma sessão especial adaptada para pessoas com transtorno de espectro autista e o Domingo é Dia de Teatro terá como temática a peça “Em busca do tesouro perdido”, que conta a história de três amigos reunidos no quintal de casa para iniciar uma caça ao tesouro. Pedro, um menino autista muito inteligente, conduz a caça resolvendo os enigmas do mapa do tesouro do jeito que só ele sabe fazer. Suas amigas, Amanda e Gabi o acompanham nessa aventura!
Em 2023, 13 shoppings e 2 outlets do grupo Iguatemi irão se engajar na campanha e realizar diferentes ações de conscientização. “Temos um papel importante nesse ecossistema, de usar nossa visibilidade não apenas para potencializar a campanha, mas para desenvolver ações que convidem todas e todos a promover cada vez mais a inclusão destas pessoas”, comenta Vivian Broge, Diretora de Recursos Humanos na Iguatemi.