A Empresa
A Iguatemi S.A. (Iguatemi) é uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais.
A Iguatemi detém participação em 14 shopping centers, 2 Premium Outlets e 3 torres comerciais que juntos totalizam 707 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente a 450 mil m². A Companhia participa da administração de todos os seus shoppings centers, de seus premium outlets e das suas torres comerciais.
As ações da Iguatemi estão listadas no Novo Mercado da B3 [IGTA3] e fazem parte do índice Ibovespa.
MARCA
O que determina o valor de uma marca?
Iguatemi é um nome indígena que significa “rio de mato grosso ou rio verde escuro”.
Ele serve para descrever e apontar um determinado lugar.
Não deixa de ser curioso que esse nome tão antigo, anterior à descoberta do Brasil, seja hoje sinônimo de pioneirismo, inovação e modernidade.
Iguatemi tornou-se uma marca reconhecida em todo o país como símbolo de solidez e dinamismo, de qualidade e consistência nos negócios, de serviços diferenciados e gestão eficiente, de sofisticação e de parcerias, nacionais e internacionais, muito bem-sucedidas, especialmente no mundo da moda.
Pioneira ao lançar o primeiro shopping center do país, a companhia continuou inovando permanentemente nos mais variados aspectos do seu negócio. Basta relembrar alguns fatos para se ter a prova absoluta dessa afirmação.
- lançou o conceito de praça de alimentação
- lançou o concierge e serviços inéditos como o personal shopper, valet parking e a marcação de poltronas no cinema
- foi pioneira ao adotar práticas de consumo racional de energia e de outros recursos naturais
- foi a primeira a abrir seu capital e a primeira do setor a ser listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores, cumprindo normas rígidas de governança corporativa
- foi pioneira ao incorporar a seus novos projetos o conceito dos “green buildings”
- é reconhecidamente formadora de tendências na moda, mas também no setor de gestão de shoppings
- oferece uma academia de capacitação de profissionais, a Academia Iguatemi, com benefícios exclusivos para seus colaboradores
- desenvolve projetos sociais junto a diversas comunidades carentes e investe nas cidades que atua
- investe na cultura, promovendo e patrocinando eventos de fotografia, design, tecnologia, música, artes plásticas, entre outras tantas - é parceira da São Paulo Fashion Week e do portal de moda WGSN
Esta lista não acaba aqui, outras iniciativas igualmente inovadoras e relevantes estão diariamente sendo planejadas e implantadas na Iguatemi, uma marca em constante expansão e renovação.
Novos empreendimentos se encontram em diferentes fases de desenvolvimento, outros projetos em gestação. A liderança que conquistamos, para ser mantida, pressupõe que tenhamos em vista sempre novos desafios, novas metas de excelência a serem atingidas e superadas.
É essa mentalidade de vanguarda que dá a justa medida do valor de nossa marca.
HISTÓRICO
A Iguatemi (anteriormente denominada La Fonte Empresa de Shopping Centers S.A.) foi constituída em 23 de maio de 1979 como uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada, tendo sido transformada em sociedade por ações em 11 de agosto de 1983. A Iguatemi é a empresa do Grupo Jereissati voltada para o segmento de shopping centers no Brasil, exercendo participação em empreendimentos que geram mais de 4.000 empregos diretos.
A Companhia, fundada por Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, iniciou suas atividades no ramo de shopping centers com a aquisição, em 1979, de todos os ativos da Construtora Alfredo Matias S.A., que incluíam uma participação no Iguatemi São Paulo. O Iguatemi São Paulo foi o primeiro empreendimento desse tipo construído no Brasil, no ano de 1966, conforme citado no site da Associação Brasileira de Shopping Centers (“ABRASCE”).
Em maio de 1980, como parte de sua estratégia de crescimento, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Campinas, no qual é, atualmente, titular de 70,0% do empreendimento.
Em abril de 1983, a Companhia inaugurou o primeiro empreendimento na região Sul do Brasil, o Iguatemi Porto Alegre, no qual detém atualmente 32% e, em outubro de 1991, inaugurou o Praia de Belas, outro importante shopping center na região Sul do Brasil, no qual a Iguatemi possui 37,55% de participação.
Buscando consolidar sua estratégia em atender ao público de maior poder aquisitivo, inaugurou, em setembro de 1995, mais um shopping center na cidade de São Paulo, o Market Place, sendo este seu segundo shopping center na cidade de São Paulo e seu primeiro empreendimento imobiliário de uso misto, shopping com torres comerciais. A Iguatemi detém hoje uma participação de 100% de participação no Market Place.
Em setembro de 1996, visando ingressar no mercado de consumo do Rio de Janeiro, a Companhia inaugurou o Iguatemi Rio. Ainda em 1996, inaugurou o Iguatemi Caxias do Sul, seu terceiro empreendimento na região Sul do Brasil.
No ano de 1997, concluiu a construção de mais um empreendimento, o Iguatemi São Carlos, seu segundo shopping center no interior do Estado de São Paulo.
Em fevereiro de 2007, a Companhia abriu seu capital, captando aproximadamente R$ 550 milhões e tornando-se, portanto, a primeira companhia de shopping centers a ser listada na BM&FBovespa.
Em abril de 2007, foi inaugurado o Iguatemi Florianópolis, consolidando definitivamente sua presença na região Sul do país (a Iguatemi comprou 20,0% das quotas do empreendimento que viria a ser o Iguatemi Florianópolis enquanto o shopping ainda estava em construção e 10,0% adicionais foram adquiridos após a inauguração do shopping).
A Companhia concluiu, em julho de 2007, a emissão de debêntures quirografárias, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 16 de maio de 2007. As debêntures representaram a 1ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 200 milhões, com a emissão de 20.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil cada, em série única, com prazo de 7 anos com vencimento no dia 1 de junho de 2014.
Em 2007, a Companhia também adquiriu dois novos empreendimentos, o Shopping Center Galleria no qual a Companhia possui participação de 50%, na cidade de Campinas, e o Esplanada Shopping Center, na cidade de Sorocaba, no qual a Companhia possui 38%, consolidando assim a sua presença no interior de São Paulo.
Em 2007, a Companhia também realizou três aumentos de participação nos seus shoppings existentes. Aumentou a sua participação em 33% no Iguatemi Rio (atingindo 60,7%), em 3,78% no Iguatemi Porto Alegre (atingindo 36%), e em 11% no Iguatemi São Paulo (atingindo 50,5%).
Em 2008, a Companhia aumentou a sua participação no complexo do Market Place em 68% (atingindo 100%) e comprando 100% das duas torres comerciais que estão acopladas ao shopping.
Em 25 de novembro de 2009, a Companhia sofreu uma alteração em seu controle acionário após realizar uma oferta pública de distribuição de ações 100% primária (follow-on), na qual captou aproximadamente R$ 410 milhões. Antes da oferta, o controlador detinha 54,46% do total de ações da Companhia e, após a oferta, passou a deter 53,91%.
No final de março de 2010, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Brasília. O Iguatemi Brasília onde a companhia detém 64% de participação, é o primeiro shopping center da Companhia na região e primeiro shopping center a carregar marcas internacionais fora do eixo Rio-São Paulo.
A Companhia concluiu, em 01 de março de 2011, a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 01 de fevereiro de 2011. As debêntures representaram a 2ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 330 milhões, com a emissão de 33.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil cada, em série única, com prazo de 5 anos com vencimento no dia 1 de março de 2016.
Em abril de 2011, foi inaugurado o Iguatemi Alphaville. A Iguatemi possui 78% do empreendimento e é a administradora do shopping.
A Companhia concluiu, em 01 de fevereiro de 2012, a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. A emissão das debêntures e a oferta foram realizadas com base na deliberação da Reunião do Conselho de Administração realizada em 4 de janeiro de 2012. As debêntures representaram a 3ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$300 milhões, com a emissão de 30.000 debêntures ao valor nominal de R$10 mil reais cada, em série única, com prazo de 6 anos com vencimento no dia 1º de fevereiro de 2018, com taxa de CDI + 1,00% a.a.
Em 14 de maio de 2012, a Companhia alienou a fração ideal de 65,0% da participação imobiliária detida, por meio de sua controlada CSC41 Participações Ltda., no Iguatemi Rio, pelo valor de R$ 196,8 milhões.
Em junho de 2012 foi inaugurado o JK Iguatemi. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping.
Em setembro de 2012 foi inaugurada a expansão do Shopping Center Galleria. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping.
Em dezembro de 2012, adquirimos 5% do Shopping Center Iguatemi São Carlos, elevando nossa participação neste shopping para 50%.
A Companhia concluiu, em 15 de fevereiro de 2013, a emissão de debêntures simples, em duas séries, nominativas e escriturais, não conversíveis em ações, da espécie quirografária. As debêntures representaram a 4ª emissão da Companhia. O valor total emitido corresponde a R$ 450 milhões, com a emissão de 40.000 debêntures na primeira série e 5.000 debêntures na segunda série nominativa ao valor nominal de R$10 mil cada, com prazo de vencimento em 15 de fevereiro de 2020 e em 15 de fevereiro de 2021, da primeira e da segunda série, respectivamente.
Em 2 de julho de 2013, a Companhia concluiu a oferta pública de distribuição primária de ações (follow-on) no valor de R$ 425.364.100,00.
Em 24 de setembro de 2013 inauguramos o Platinum Outlet localizado em Novo Hamburgo no estado do Rio Grande do Sul com 20.087 m² de ABL.
Em 30 de Setembro de 2013 inauguramos o Iguatemi Ribeirão Preto no interior do estado de São Paulo, com 44.100 m² de ABL.
A companhia concluiu no dia 13 de novembro a aquisição dos 50% restantes do Shopping Center Galleria, agora a companhia passa a deter 100% deste shopping.
Em 17 de novembro de 2013, inauguramos a expansão do shopping Praia de Belas adicionando ao todo mais de 17 mil m² de ABL ao Shopping.
Em 18 de novembro de 2013 a companhia inaugurou o Iguatemi Esplanada, também no interior do estado de São Paulo com 39.550 m² de ABL.
No dia 11 de abril de 2014 compramos 14% do Shopping JK Iguatemi, elevando nossa participação para 64%.
Em 26 de abril de 2014, inauguramos o Iguatemi São José do Rio Preto no interior do estado de São Paulo com 42.125 m² de ABL.
Em 2015, aconteceu a inauguração da expansão do Iguatemi Campinas no dia 30 de abril, totalizando uma ABL de 106 mil m².
Em abril de 2016, a companhia inaugurou a expansão do Iguatemi Porto Alegre e sua nova torre comercial.
No dia 12 de dezembro de 2018, o I Fashion Outlet Santa Catarina foi inaugurado com um total de 20 mil m² de ABL.
Em maio de 2019 a Iguatemi comunica a assinatura de uma parceria com o iFood para uma solução completa de organização da atividade de food delivery em seus shopping centers, com o objetivo de melhorar a experiência em todas as pontas da cadeia.
Em 30 de julho de 2019, a Iguatemi vende sua participação de 8,4% no Shopping Iguatemi Caxias por R$ 27,8 milhões e em 9 de outubro do mesmo ano vende sua participação de 30% no Shopping Iguatemi Florianópolis por R$ 110,3 milhões, reforçando o comprometimento da Administração em priorizar ativos que possuam mais sinergia com a estratégia de negócio da Companhia.
Em agosto de 2019, a companhia lança seu novo programa de relacionamento, o Iguatemi ONE, mais um passo da Iguatemi no aprimoramento da jornada phygital (físico + digital) do consumidor e no fortalecimento da fidelização.
No segundo semestre de 2019, a Iguatemi lançará sua plataforma de marketplace, o Iguatemi 365, e-commerce no formato de marketplace, que deve reunir mais de 80 marcas em um só lugar. Trata-se de um e-commerce premium, com a curadoria da marca Iguatemi, que hoje é sinônimo de moda e estilo de vida, oferecendo para o cliente de todo o Brasil a experiência Iguatemi 24 horas por dia, 365 dias por ano. Este meio digital fortalecerá o físico (off-line), aproveitando a estrutura da loja, integrando estoque e respeitando a precificação. Com isso, estaremos presentes a todo momento na jornada do consumidor, além de aumentarmos o acesso a clientes atuais e a novos clientes.
Em 2022, a Iguatemi inaugurou o Sky Galleria, o novo ícone corporativo localizado no Galleria Shopping, em Campinas, sendo o primeiro passo da expansão que irá transformar o empreendimento no principal complexo multiuso no interior do estado de São Paulo.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
MISSÃO
Surpreender e encantar as pessoas, proporcionando experiencias de consumo e entretenimento únicas, memoráveis e conscientes.
VISÃO
Sermos reconhecidos no mundo por ter os melhores e mais admirados shoppings e empreendimentos nos mercados em que atuamos.
VALORES
-
UAU! Excelência, qualidade nos detalhes e encantamento.
-
Paixão pelas diversas pessoas e por nossos negócios.
-
Somos obstinados por resultados sustentáveis.
-
Pensamos como dono, arregaçamos a manga e suamos a camisa.
-
Sabemos onde queremos chegar, planejamos e alcançamos nossos objetivos.
-
Sonhamos com o impossível e chegamos lá, inovando sempre.
-
Geramos impacto positivo em nosso ecossistema.
SOBRE O GRUPO
Holding
O Grupo Jereissati é uma empresa holding, cujas principais receitas advêm da prestação de serviços, da distribuição de dividendos e da equivalência patrimonial de seus investimentos. O segmento de Shopping Centers, representado pela participação na Iguatemi S.A., é o negócio mais expressivo.