Escrito em
“Robert Nethery é uma exceção. Ele faz questão de conhecer as pessoas que vai fotografar ou filmar e se interessa de verdade por elas. Daí a entrega extraordinária de quem posa para a sua câmera”. O elogio é do americano Dennis Freedman, que assina a direção criativa da nova campanha do JK Iguatemi e que convidou Nethery para captar as imagens e assinar a fotografia.
Com um portfólio que inclui ensaios para marcas como Dior e Mango, além de revistas de prestígio como a Vanity Fair francesa, Nethery conta que sua meta antes de ligar a câmera é criar uma situação única. “Resolvidos os detalhes técnicos, divido o script com o modelo e peço para que dance, chore, etc, à sua própria maneira. Essa verdade não dá para registrar duas vezes, pois é impossível de recriar”.
É por isso que ele considera a seleção dos modelos uma das etapas mais importantes do trabalho. “Se você não optar por pessoas com personalidade, só irá obter imagens sem graça”, acredita. Radicado em Nova York há mais de uma década, ele revela que, volta e meia, se apaixona novamente pela cidade. “Basta olhar para determinado edifício por um outro ângulo ou revisitar alguma área com alguém de fora”, explica ele. A nova campanha do JK Iguatemi tem a ver com isso, pois, sob o olhar poético de Robert, celebra São Paulo e os paulistanos.