lacre
LACRE ESSA IDEIA

Escrito em

18 de Dezembro de 2023

SHOPPING IGUATEMI RIBEIRÃO PRETO TRAZ PARA A CIDADE O PROJETO LACRE ESSA IDEIA

Iniciativa com a ONG Turma do Jiló recolhe lacres de latas de alumínio para serem transformados em cadeiras de rodas para crianças com deficiência de escolas públicas

Sempre buscando dar visibilidade a causas relevantes, o Iguatemi Ribeirão Preto se uniu à Turma do Jiló, ONG que atua na promoção de ações para fomentar a educação inclusiva e a diversidade em escolas e empresas, e traz o projeto Lacre essa Ideia para a cidade do interior de São Paulo. A iniciativa estimula a coleta de lacres de latas de alumínio, que são convertidos em recursos financeiros para aquisição e doação de cadeiras de rodas com medidas adaptadas para crianças com deficiência.

O projeto busca engajar a sociedade em um ato simples, mostrando que destacar e doar o lacre das latinhas tem um impacto relevante. “Poder levar para nossos clientes projetos como o Lacre essa Ideia é motivo de muito orgulho. A iniciativa tem uma função ambiental e social importante, pois estimula o descarte correto dos lacres, todos destinados à reciclagem, e permite aos nossos clientes colaborem para a inclusão de uma forma muito fácil. Nossa ideia é fortalecermos cada vez mais essa parceria com a Turma do Jiló e expandirmos o projeto para outros shoppings da Iguatemi ao longo do ano”, comenta Vivian Broge, Diretora de Recursos Humanos da Iguatemi.

A partir do dia 01/06, os clientes poderão deixar os lacres no posto de coleta especialmente montado na Praça de Alimentação, no piso térreo. Todo o material arrecadado será repassado para empresas de reciclagem, que compram os lacres. Com o valor, a Turma do Jiló adquire cadeiras de rodas adaptadas, que são ajustáveis ao crescimento e à necessidade das crianças, além de proporcionar mais conforto que as cadeiras de rodas tradicionais. As cadeiras são doadas a crianças com deficiência em idade escolar que frequentam escolas públicas em São Paulo e estão na lista de espera da Turma do Jiló.

O Lacre essa Ideia foi criado pela Turma do Jiló em 2017. Desde então, já foram recolhidas cerca de oito toneladas de lacres de latas de alumínio, revertidas em mais de 50 cadeiras de rodas adaptáveis doadas para crianças em todo o estado de São Paulo. Para comprar uma cadeira são necessários, em média, 1,25 milhão de lacres, que equivalem a 500 garrafas pets de dois litros cheias do material.

“O Lacre essa Ideia tem o objetivo de promover a inclusão e a Turma do Jiló ajuda a melhorar a vida de crianças com deficiência ou com dificuldades de locomoção. É uma ação simples para nós e que faz muita diferença para quem precisa. Contar com a parceria do Iguatemi Ribeirão Preto nesta jornada reforça como é possível formar um círculo virtuoso pensando no próximo”, diz Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló.