Lina Bo Bardi por ETEL
Exposição

Iguatemi São Paulo e ETEL promovem exposição de mobiliário de Lina Bo Bardi

Exposição de peças reeditadas com exclusividade pela marca coloca em evidência o design entre os diversos campos de atuação de Lina.

Lina Bo Bardi teve a oportunidade de atuar profissionalmente em várias áreas além da arquitetura. Paisagismo, design de mobiliário, cenografia e ilustração fizeram parte do campo de atuação da multiartista ítalo-brasileira.  Dentre suas diferentes facetas, a ETEL apresenta entre 05 e 19 de junho, a mostra “Lina Bo Bardi por ETEL”, que acontece no Iguatemi São Paulo, com enfoque em suas criações de design, em paralelo à exposição que acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP), “Lina Bo Bardi: Habitat”, patrocinada pelo shopping.

Com criações reeditadas com exclusividade pela marca em parceria e supervisão do Instituto Bardi, a seleção reúne peças icônicas desenhadas pela arquiteta entre as décadas de 1940 e 1950, destacando a influência do movimento modernista inserido no contexto sociocultural do Brasil da época e seu amor às artes cênicas e plásticas que inspirou toda sua vida e obra.

As 12 peças criadas por Lina Bo Bardi e reeditadas pela Coleção ETEL são, até hoje, objetos de desejo para amantes e colecionadores de design. Entre as escolhidas para integrar a exposição no Iguatemi São Paulo estão a poltrona de balanço, poltrona três pés, cadeira bolas em latão, cadeira MASP e mancebo. A reedição de seus móveis permite que novas gerações tenham contato com sua produção como designer, além de gerar fundos para a manutenção do Instituto Bardi.

Lina Bo Bardi inspirava-se na cultura popular brasileira - fez dela ponto de partida para criações de obras públicas como o MASP e o Sesc Pompéia. A liberdade foi outro aspecto importante em seu processo criativo, especialmente no que diz respeito aos mobiliários.  “A liberdade a fez ousar nos materiais, nas formas e, até mesmo, nos gestuais de como sentar, influenciando as próximas gerações de designers”, conta Lissa Carmona, sócia e curadora da ETEL.

Lissa conta também que a ideia de trazer o mobiliário para o Iguatemi São Paulo faz parte de um projeto que busca convergir o design brasileiro com temas como moda e artes visuais. “Temos como filosofia contar e preservar a história do design brasileiro e, sobretudo, valorizar o legado artístico de grandes designers. Para nós, a história por trás das grandes peças merece ser contada. Lina deixou um legado inquestionável ao Brasil e, por isso, ocupa uma posição de destaque na Coleção ETEL”, finaliza Lissa.

Quando

De 05 e 19 de junho.

Que horas:

Segunda a sexta-feira: 10h às 22h.
Domingo: 12h às 20h.

Onde

Piso Superior - em frente a Livraria Cultura.